quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Beyoncé, a pista Vip e o racismo institucional

Postado por DjBranco

Por Jocélio Teles dos Santos*

Na madrugada do dia 10 de fevereiro um dos canais de televisão pagos projetou o filme O Homem Errado de Alfred Hitchcok (1956). Trata-se de um músico de uma casa noturna (interpretado por Henry Fonda), religioso, casado, de vida pacata e que é confundido, acusado e preso pela polícia americana por um crime que não cometeu. Ao ver o filme eu me perguntei: e se o personagem fosse de cor na sociedade americana de antanho ou na atual sociedade brasileira? Qual seria o roteiro e o desfecho? A resposta veio em menos de vinte e quatro horas.

Provocado pela mídia me desloquei com um amigo para o show de Beyoncé no Parque de Exposições em Salvador. Havíamos comprado ingressos para a pista Vip no intuito de uma visão ideal do show da mega estrela. E esta área estava restrita a quem pagasse R$370,00 por cabeça. Enquanto assistíamos ao show de Ivete Sangalo deparei-me com um fato que exemplifica o racismo institucional.

Leia o resto deste post »

fev
17

Mais expressão negra no Carnaval Pipoca

Postado por DjBranco

Do Irdeb

O Carnaval Pipoca, programa da Secretaria de Cultura da Bahia, se encerrou no circuito Dodô (Barra-Ondina) com a passagem do trio Sistema de Som Perambulante. Foi um momento diferente: o desfile era o terceiro numa fila de trios sem cordas, fazendo parte de uma leva de atrações para o folião-pipoca. As pessoas iam e voltavam livremente, aproveitando um pouco de cada show. Ainda assim, havia uma tribo cativa acompanhando cada batida do hip-hop e do dub feito por BNegão, MC Daganja e Ministereopúblico.

Leia o resto deste post »

fev
16

Coisas de um país não preconceituoso

Postado por DjBranco

Por Daniel Campos*

Juíza, Luislinda Dias Valois dos Santos

Em 2003, a juíza Luislinda Dias Valois dos Santos proferiu a primeira sentença brasileira baseada na Lei do Racismo.

Deu ganho de causa a uma negra acusada de ter roubado um frango e dois sabonetes da principal rede de supermercados da Bahia.

Declarada a sentença, Luislinda foi ameaçada de morte. Mas isso não era novidade na vida da primeira juíza negra do Brasil.

Negra, mulher, divorciada, nordestina e de origem pobre, ela costuma dizer que se for morta seu assassino será o racismo.

Leia o resto deste post »

fev
15

Rap no Carnaval 2010

Postado por DjBranco

Leia o resto deste post »

fev
15

Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Postado por DjBranco

Promovida pelo Sistema Fiep, a CICI2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade econômica e social nas cidades

Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Leia o resto deste post »

fev
15

IFBA abre curso de especialização gratuita em Salvador e interior

Postado por DjBranco

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), antigo Cefet, abrirá, de 22 a 26 de fevereiro, inscrições para o curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. O curso é gratuito e tem duração de 12 meses com carga horária de 360 horas.

Leia o resto deste post »

fev
13

Evolução Hip-Hop especial de Carnaval

Postado por DjBranco


O Secretario Municipal da Reparação, Ailton Ferreira e a Dra. Célia Padilha, defensora pública e coordenadora do Plantão da Defensoria no Carnaval, são os convidados do Evolução HipHop deste sábado (13-02), especial de carnaval, que vai ao “AR” às 17h, na Educadora FM 107.5. Na oportunidade o Ailton Ferreira fala sobre o Observatorio da Discriminação Racial, e a Dra. Célia sobre os serviços da Defensoria Publica no Carnaval. Em época de festa o Evolução HipHop dar uma aula de cidadania.

O repertorio músical em clima de carnaval traz musicas de Mv Bill, Kalibrados, Motiro e entre outros.
Quem não esta na Bahia pode ouvir AO VIVO pelo site: www.educadora.ba.gov.br
Produção e apresentação: Dj Branco

Leia o resto deste post »

fev
13

Salvador realiza campanha para testagem anti-HIV no Carnaval

Postado por DjBranco

Do Unfpa Brasil

Em Salvador, a população terá a oportunidade de realizar o teste anti-HIV e sífilis gratuitamente. Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a campanha Fique Sabendo vai disponibilizar no 19º Centro de Saúde, no Pelourinho, um posto de coleta para as pessoas interessadas em realizar o exame. A campanha é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, e conta com a parceria do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Leia o resto deste post »

fev
13

ProUni divulga resultado da primeira etapa de inscrições no programa

Postado por DjBranco

Da redação G1

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na noite desta sexta-feira (12), o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas.

No total, 148.327 estudantes foram pré-selecionados. Neste processo seletivo, foram ofertadas 165 mil bolsas, sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais (50% da mensalidade), mas nem todos os candidatos atenderam aos critérios exigidos.

Leia o resto deste post »

fev
13

Educadora FM 107.5 transmite show ao vivo direto da Praça Tereza Batista

Postado por DjBranco

Hoje, a Educadora FM 107.5 transmite o show das bandas Três na Folia e BaianaSystem direto da Praça Tereza Batista a partir das 20h. O show será transmitido ao vivo e vai ao ar na íntegra.
Ao vivo Escute aqui…

A cobertura do carnaval na Educadora traz flashes dos circuitos, além de reportagens, serviços e dicas para o folião. No total, são mais de 40 profissionais trabalhando para levar o melhor do carnaval para os ouvintes da Educadora.

Leia o resto deste post »

tags relacionadas: , , ,

Nenhum comentário: