terça-feira, 1 de março de 2011

Aula de Filosofia

Karl Marx - O Filósofo


Compartilhar por E-mail Compartailhar no Orkut 03.10.2008



Autor e Co-autor(es)

Autor ROSANGELA MENTA MELLO TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Co-autor(es) EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema

Ensino Médio Filosofia História da filosofia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a vida e obra de Karl Marx, sua importância para a atualidade, destacando alguns conceitos importantes de sua obra. Dado um conjunto de informações sobre a vida e obra de Karl Marx, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos, políticos ou culturais para a formação das sociedades.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Revolução Francesa e Revolução Industrial.

Estratégias e recursos da aula





"A história de toda a sociedade até hoje tem sido a história das lutas de classe."



(Karl Marx)





Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem sobre Karl Marx. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma para que participe e faça o registro das concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?













Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias idéias sobre Marx. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possuem.



Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:



• Dimensão filosófica: Quem foi Karl Marx? Quais foram suas principais idéias? Que contribuições Karl Marx trouxe para o mundo contemporâneo?

• Dimensão histórica: Em que época viveu? Qual o contexto histórico de sua vida?

• Dimensão social: Qual a relação da obra de Marx e o trabalho?









Atividade 1:





Passe este pensamento no quadro de giz:







"Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência."



(Karl Marx)





Vamos discutir esse pensamento de Marx:



Quem concorda com ele?

O que o levou a concordar ou discordar?

A sociedade influencia nossa forma de pensar ?

O homem é um ser construído socialmente? Ele influi na construção de um modelo de sociedade?



Atividade 2:



Mais alguns pensamentos de Marx:







"Nem sempre podemos abraçar a profissão para a qual acreditamos estar preparados; nossa posição na sociedade está em certa medida definida antes que tenhamos condições de determiná-la ".

"A natureza do homem é de tal maneira que ele não pode atingir a própria perfeição senão agindo para o bem e a perfeição da humanidade".





Diante das idéias levantadas, podemos perceber como Marx compreendia a importância das relações de poder para a humanidade. Para entendermos como Marx chegou a esta e outras idéias, vamos pesquisar sobre sua vida e obra.







Quais foram suas principais idéias e obras?

Que contribuições as idéias de Karl Marx trouxeram para o mundo contemporâneo?

Em que época viveu? Qual o contexto histórico de sua vida?

Qual a relação da obra de Marx e o conceito de trabalho que propõe?













A pesquisa poderá ser realizada utilizando recursos on-line tais como:





Sites gerais:



Cultura Brasileira: http://www.culturabrasil.pro.br/marx.htm

Comunismo: http://www.comunismo.com.br/biomarx.html

Mundo dos Filósofos: http://www.mundodosfilosofos.com.br/marx.htm



Seleção de pensamentos de Marx:



Frases famosas: http://www.frasesfamosas.com.br/de/karl-marx/pag/2.html

Pensador.Info: http://www.pensador.info/p/principais_pensamentos_filosoficos_de_karl_marx/1/





Atividade 3:









Vamos assistir a este vídeo que apresenta a vida de Karl Marx e iniciar as discussões sobre os assuntos pesquisados pelos estudantes, utilizando uma técnica de apresentação.



O site Youtube apresenta, pelo menos, 140 vídeos que abordam sobre Karl Marx. Selecionamos este para iniciar as atividades, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=2jDzEaED9To&eurl=http://www.viuvideos.com/video/2jDzEaED9To/karl-marx

















Fonte: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/03/marx2.jpg











O professor coordenará a atividade.

Os grupos deverão eleger o seu representante para apresentar a pesquisa.

O professor dividirá os temas da pesquisa entre os grupos, para que não se torne repetitiva a apresentação, de forma que cada grupo terá um aspecto da vida e obra de Marx para apresentar.

É importante que seja combinado, antecipadamente, o tempo de cada expositor e em que momento os demais estudantes da classe participarão (após cada expositor ou no final da exposição de todos os grupos).

O professor inicia a atividade passando a palavra para o primeiro expositor e assim sucessivamente. Os demais deverão anotar os aspectos importantes para a discussão, conforme acerto anterior.

Abre-se um espaço para discutir as idéias, conforme o combinado.

Após o término das discussões o professor faz uma síntese de cada tópico apresentado e das principais idéias da turma. É importante que neste momento seja apresentado um contraponto das discussões com a apresentação do vídeo.

Recolher as pesquisas, fazendo a revisão do texto que será utilizado na composição do informativo.











É chegado o momento em que o aluno expressa os conhecimentos encontrados para a problematização inicial. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um texto dissertativo que expresse suas reflexões sobre o tema proposto. Sugira alguns pensamentos de Marx para incentivar a reflexão:







"Do mesmo modo que não podemos julgar um indivíduo pelo que ele pensa de si mesmo, não podemos tampouco julgar estas épocas de revolução pela sua consciência, mas, ao contrário, é necessário explicar esta consciência pelas contradições da vida material, pelo conflito existente entre as forças produtivas e as relações de produção."



(Karl Marx)







Para sintetizar o que seu amado amigo pensava sobre Marx, Engels proferiu uma emocionada oração fúnebre (COMUNISMO, 2008):







"Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por estas suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar. Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo. Governos, tanto absolutos como republicanos, deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos, porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele. Tudo isso ele punha de lado, como se fossem teias de aranha, não tomando conhecimento, só respondendo quando necessidade extrema o compelia a tal. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários - das minas da sibéria até a califórnia, de todas as partes da europa e da américa - e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal"

















A vida e obra de Karl Marx é um tema que merece ser discutido e entendido por todos. É muito importante, neste momento, que cada indivíduo faça uma reflexão sobre os temas estudados e eleja o que considera mais relevante, sobre este autor. Sugerimos que sejam registrados no formato de um informativo da vida, obra e contribuições de Marx, para ser afixado no edital da escola. (esta atividade pode ser realizada em grupos, mas agora organizados de tal forma que o novo grupo tenha participantes de todos os grupos da pesquisa anterior).













Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração de conceitos diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.



COMO VOCÊ, SITUA-SE DIANTE DAS SEGUINTES QUESTÕES?



















COMUNISMO. Karl Marx. Disponível em http://www.comunismo.com.br/biomarx.html , acessado em 31/08/08.

FRASES FAMOSAS. Karl Marx. Disponível em http://www.frasesfamosas.com.br/de/karl-marx.html, acessado em 07/09/2008







Recursos Complementares

Roteiro de pesquisa para aprofundamento de conteúdos. Karl Marx: biografia intelectual e política; alienação; materialismo e o processo histórico; o capital e a exploração; classes sociais e luta de classes; o Estado e o fim do político.

Avaliação

A avaliação também será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão filosófica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário. Sugerimos que as dissertações produzidas sejam trocadas entre os alunos, para a leitura das produções dos colegas, de tal forma que cada um possa contribuir com o outro, apresentando sugestões para melhor compreensão do texto. É um ótimo momento para se trabalhar a produção colaborativa. A seguir o professor poderá recolher os textos para fazer as suas intervenções.

Nenhum comentário: